A cidade das pedras.
Bem vindo à Ouro Preto através das lentes de uma máquina fotográfica...
"Todos os sonhos barrocos deslizando pela pedra..."
(Cecília Meireles)
A cidade das pedras.
A arte de admirar o belo!
Igrejas, museus, ecoturismo, carnaval, artesanato, história... São várias as riquezas que fazem de Ouro Preto uma das mais belas cidades turísticas de Minas Gerais. Belezas como as igrejas construídas na época da corrida pelo ouro, a herança barroca é um dos principais atrativos da cidade. E para proteger as esculturas de ouro e as obras de Aleijadinho é necessário pagar pela visitação e é proibido tirar fotos.
O artesanato também ganha muito com o turismo. Pessoas de várias partes do país e do mundo que vem visitar a cidade não podem sair sem uma bela lembrança. Para a comerciante Ana Lúcia Santos que mora em Ouro Preto há 42 anos o turismo existe todos os dias da semana. “É claro que nos fins de semana o movimento é bem maior, mas há turistas diariamente.”
A feira de artesanato é também um dos pontos turísticos que expõe e vende trabalhos feitos pelos artistas da cidade, inclusive com pedra sabão. Outros dois pontos que não podem faltar em qualquer rota de visitas pela cidade são o Museu de Mineralogia e a Casa dos Contos dois lugares que narram a história da busca pelo ouro, as casas de fundição e a vida dos escravos
Pelas ruas de pedra, entre as casas antigas e o trânsito tranqüilo passa a vida calma em Ouro Preto. A vida de estudantes que foram um busca de um futuro melhor ou de pessoas que trocaram a correria da cidade grande pela paz do interior, ou simplesmente aqueles que vão atrás apenas de alguns dias ou algumas horas dessa beleza.